quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Uneb realiza primeiro encontro para implantação da TV Universitária


Por: Aparecida Débora e Christianne Caldas

A Universidade do Estado da Bahia realiza de 30 de setembro a 2 de outubro  no Departamento de Ciências Humanas (DCH III), Campus Juazeiro, o primeiro seminário  de concepções e criação de TV Universitária multicampi.

O evento tem como objetivo discutir a criação de uma TV na instituição de ensino e com isso expandir os projetos de ensino, pesquisa e extensão. O primeiro dia de seminário teve inicio pela manhã com oficinas, à tarde foram realizados palestras, mesa de conversação e conferencia de abertura.

O jornalista, Ivan Moraes, da TV Brasil, apresentou a experiência com o programa Pé na Rua, os desafios e as realizações; “As pessoas precisam se ver na TV. Uma TV que vem de uma universidade publica em especial da região nordeste, precisa mostrar seu povo. O grande desafio que a UNEB vai enfrentar , quando colocar a TV no ar, é primeiro, ter a humildade de saber que nem tudo que se produz será transmitido. Hoje TV no Brasil é muito padronizada, produzir matérias inéditas e ter essa liberdade para produção, só na TV publica. É um desafio muito grande, mas, também muito gostoso”, finaliza Moraes.

Para Marcia Guena, diretora do DCH III, um canal público e aberto à implantação da TV Universitária vai promover inúmeras articulações com outras unidades de ensino no Vale do São Francisco e todo o Estado da Bahia, sendo que essa criação vem para complementar o projeto da Web TV, implantado há cinco anos em Juazeiro-BA. “Cada um com seu diferencial, mas visando o mesmo objetivo, levar informação com responsabilidade para o público e permitir a pluralidade e diversidade de conteúdo”.

A professora da Universidade de Fortaleza, Helena Claudia Fernandes, relata os benefícios de uma TV universitária para a comunidade. “A TV universitária atende os três pilares da universidade que são: Ensino, Pesquisa e Extensão. A universidade que tem uma TV universitária amplia os caminhos para a comunidade e os conhecimentos,  as discussões e pesquisas que são desenvolvidas dentro da universidade. Hoje em nossa Cidade (Fortaleza), os alunos procuram o curso de comunicação porque sabem que  possuímos uma TV e priorizamos as produções pelos alunos porque entendemos que TV universitária é experimentação e devemos formar esses alunos  a partir dessa experiência provocado pela universidade”.   

Foto e produção: Jorge Luiz  e José Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário