quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Concepções e criação: realmente uma TV universitária

Por: Irenilda Maria

Ainda sobre a palestra do jornalista Ivan Martins (TV Brasil), a temática central foi a comunicação pública e educativa. Para ele o modelo de mídia comercial sempre recebe os recursos, inclusive públicos. No entanto, no conteúdo apresentado na mídia convencional, a população não se reconhece na programação tanto de rádio como na TV.

“O produto da televisão pública é a programação, voltada para a formação crítica do telespectador. O produto da televisão comercial é a audiência, baseada no entretenimento, já na TV estatal o produto é a divulgação de ações e atos do poder executivo”, ressalta Ivan. 

Dessa maneira, Martins explica que é preciso pensar um tipo de comunicação que venha da sociedade, em que as pessoas escolham o que querem ver. “Uma TV pública é quando o povo faz, o povo paga e o povo cobra”. O jornalista defende que a emissora universitária deve ousar, dedicando grande parte da grade de programação para o debate com a comunidade que não consegue dialogar com as emissoras comerciais.

O seminário da TV UNEB tem a proposta de debater as concepções e criação da TV universitária, sendo uma mídia pública, um espaço para que as produções independentes possam utilizar esse veículo, sem reproduzir as mesmas formas.

Joana Colapso, aluna da UNEB no campus Conceição do Coité e coordenadora da residência universitária, acredita que o seminário é a hora da conversa, pois a TV ainda se apresenta muito instituição, feita para alunos, produzida por alunos, porém ainda não pensada por alunos. Ela espera que o momento seja para o debate e que haja mudança nas concepções. 

O Seminário de TV UNEB, concepções e criação de TV universitária multicampi, acontece até sexta-feira (2), na Universidade do Estado da Bahia-UNEB, campus III,  Juazeiro-BA.

Produção:
Kris de Lima
Juliano Ferreira
Mirielle Cajhuy
Lidiane Lopes
Foto: Christyanne Caldas


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