Ainda
sobre a palestra do jornalista Ivan Martins (TV Brasil), a temática central foi
a comunicação pública e educativa. Para ele o modelo de mídia comercial sempre
recebe os recursos, inclusive públicos. No entanto, no conteúdo apresentado na
mídia convencional, a população não se reconhece na programação tanto de rádio
como na TV.
“O
produto da televisão pública é a programação, voltada para a formação crítica
do telespectador. O produto da televisão comercial é a audiência, baseada no
entretenimento, já na TV estatal o produto é a divulgação de ações e atos do poder
executivo”, ressalta Ivan.
Dessa
maneira, Martins explica que é preciso pensar um tipo de comunicação que venha
da sociedade, em que as pessoas escolham o que querem ver. “Uma TV pública é quando
o povo faz, o povo paga e o povo cobra”. O jornalista defende que a emissora
universitária deve ousar, dedicando grande parte da grade de programação para o
debate com a comunidade que não consegue dialogar com as emissoras comerciais.
O
seminário da TV UNEB tem a proposta de debater as concepções e criação da TV
universitária, sendo uma mídia pública, um espaço para que as produções
independentes possam utilizar esse veículo, sem reproduzir as mesmas formas.
Joana
Colapso, aluna da UNEB no campus Conceição do Coité e coordenadora da
residência universitária, acredita que o seminário é a hora da conversa, pois a
TV ainda se apresenta muito instituição, feita para alunos, produzida por
alunos, porém ainda não pensada por alunos. Ela espera que o momento seja para
o debate e que haja mudança nas concepções.
O
Seminário de TV UNEB, concepções e criação de TV universitária multicampi,
acontece até sexta-feira (2), na Universidade do Estado da Bahia-UNEB, campus
III, Juazeiro-BA.
Produção:
Kris
de Lima
Juliano
Ferreira
Mirielle
Cajhuy
Lidiane
Lopes
Foto:
Christyanne Caldas
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